5 exercícios físicos para a sua saúde

Algumas das melhores atividades físicas para o seu corpo não exigem  a academia e podem fazer maravilhas na sua vida. Leia atentamente e confira dicas com 5 exercícios físicos para a sua saúde.

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Se você não é um atleta ou não pratica exercícios com seriedade e quer ficar saudável ou até caber em suas roupas, a cena de uma academia pode ser intimidante. Só de pensar em  esteiras, bicicletas ergométricas e aparelhos de musculação , você  fica cansado e com uma vontade louca de ir para casa , direto para o sofá.

Apenas para seu conhecimento e também para seu consolo, algumas das melhores atividades físicas para o seu corpo não exigem  a academia e podem fazer maravilhas na sua vida.

Eles vão ajudar a manter o peso sob controle, a melhorar o seu equilíbrio e amplitude de movimento, a fortalecer os ossos, a proteger as suas articulações, a evitar problemas de controle da bexiga, e até mesmo afastar a perda de memória.

Não importa sua idade ou nível de condicionamento físico, essas atividades podem ajudá-lo a entrar em forma e reduzir o risco para várias doenças.

Confira os 5 exercícios para a sua saúde

Natação: É o que se chama de treino perfeito. O empuxo da água suporta seu corpo faz com que se reduz a tensão sobre as  articulações dolorosas, possibilitando os movimentos e consequentemente criando situações para a melhoria dos músculos e tendões. Uma pesquisa constatou  que a natação pode melhorar o seu estado mental. Hidroginástica é outra opção. Tudo isso é bom para  ajudá-lo a queimar calorias e tonificar seus músculos.

Tai Chi: Tai chi – uma arte marcial chinesa que incorpora o movimento e relaxamento – é bom para o corpo e mente. Na verdade, ele tem sido chamado de “meditação em movimento”. Tai chi é composta de uma série de movimentos graciosos. É  acessível, e valioso, para pessoas de todas as idades e níveis de aptidão. É particularmente bom para as pessoas mais velhas, porque o equilíbrio é um componente importante de fitness, e equilíbrio é algo que perdem à medida que envelhecem.

Musculação: Se você acredita que o treinamento de força é uma atividade apenas para jovens  másculos,  pense novamente. Se você não usar os músculos, eles vão perder a sua força ao longo do tempo, também ajuda a queimar calorias. Quanto mais músculos você tem, mais calorias você queima, por isso é mais fácil de manter o seu peso. A musculação  também pode ajudar a preservar a sua capacidade de lembrar.Antes de iniciar um programa de treinamento de peso, certifique-se de aprender a forma adequada. Comece leve, com apenas um ou dois quilos. Você deve ser capaz de levantar os pesos 10 vezes com facilidade. Depois de um par de semanas, aumente progressivamente o peso.Se você pode levantar os pesos com facilidade , realizando toda a amplitude de movimento por  mais de 12 vezes, isso é um sinal que pode aumentar a carga.

Andar a pé: Andar a pé é simples, mas poderoso. Ajuda a  melhorar os níveis de colesterol, fortalecer os ossos, manter a pressão arterial sob controle, levantar o seu humor e reduzir o risco de uma série de doenças (diabetes e doenças cardíacas, por exemplo). Estudos demonstraram que o simples fato de caminhar pode melhorar a memória e resistir à perda de memória relacionada com a idade.Tudo que você precisa é um par de um calçado confortável e muita vontade. Comece com uma caminhada por cerca de 10-15 minutos a uma hora. Ao longo do tempo você pode começar a andar mais longe e mais rápido até que esteja andando por 30 a 60 minutos na maioria dos dias da semana.

Os exercícios de Kegel: Estes exercícios vão fortalecer os músculos do pavimento pélvico que suportam a bexiga. O fortalecimento dos músculos do  assoalho pélvico pode evitar incontinência urinária. Para fazer um exercício de Kegel corretamente, aperte e solte os músculos que você usaria para interromper a micção . Existem acessórios que podem ajudar a realização desses exercícios  que devem ser feitos em  3 séries de 10-15 exercícios Kegel todos os dias. Ótimo para quem tem incontinência urinaria!

 

 

Este artigo foi escrito por Roque Marcos Savioli

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