5 sugestões para você proteger suas articulações

 

Confira 5  sugestões para você proteger suas articulações


A artrite é um problema doloroso que pode interferir na sua capacidade de fazer as coisas que mais gosta. Porém, você pode tomar medidas para proteger as suas articulações, reduzir o desconforto e melhorar a mobilidade. Como?

Muitas pessoas acreditam que a artrite é algo incapacitante e inevitável do envelhecer. Isso está deixando de ser uma verdade pois com o envelhecimento populacional , muitos tratamentos e orientações vêm surgindo e com excelentes resultados.

Se você tem osteoartrite, pode tomar medidas para proteger suas articulações, reduzir o desconforto e melhorar a mobilidade. Se você não tem osteoartrite,  as sugestões abaixo são boas estratégias para você proteger as suas articulações.

5 sugestões para você proteger suas articulações:

  1. Manter-se em movimento: Evite manter a mesma posição por muito tempo. Quando se trabalha em uma mesa, por exemplo, é bom levantar-se e alongar-se a cada 15 minutos. Faça o mesmo ao estar em casa lendo ou assistindo televisão.
  1. Descubra sua força: Para proteger as articulações dos dedos e do pulso, ao empurrar móveis, ou abrir portas , use o lado do seu braço ou o ombro. Para reduzir o estresse no joelho e quadril , ao subir escadas, solte o seu peso na perna que vai para cima e para a frente.
  1. Planeje com antecedência: Simplifique e organize suas rotinas de modo a minimizar os movimentos que são difíceis ou dolorosos. Mantenha os itens que você precisa para cozinhar ou limpar, perto de onde eles são necessários (mesmo que isso signifique ter vários conjuntos de materiais de limpeza, um para sua cozinha e para cada banheiro, por exemplo).
  1. Tire proveito de ferramentas ou dispositivos de economia de trabalho e ajudas adaptativas: Aparelhos e dispositivos simples podem tornar sua vida mais fácil  para realizar atividades diárias como cozinhar, jardinagem, ou mesmo se vestir. Pinças de cabo longo, por exemplo, são projetadas para captar e recuperar objetos. Adaptadores de borracha podem ajudá-lo a obter um melhor controle sobre torneiras, canetas, escovas de dentes, e talheres.
  1. Peça ajuda: Pessoas com artrite frequentemente se preocupam com a possibilidade de ficarem dependentes dos outros. Eduque os membros da família e amigos sobre como a artrite afeta você, e não tenha medo de pedir ajuda quando você precisar.

Essas dicas, se levadas a sério, farão toda a diferença na sua vida!

Aproveite e visite o site de vendas dos nossos livros (da doutora Gisela Savioli e os meus) que te ajudarão a ter uma vida muito mais saudável e com muita qualidade. Clique aqui e confira:

FONTE: Living Well with Osteoarthritis – Harvard Medical School Special Health Report

Este artigo foi escrito por Roque Marcos Savioli

Deixe seu comentário