Cuidados com a saúde feminina!

Celebre o mês das mulheres cuidando de você!!Fique atenta para alguns cuidados importantes.

A prevenção de doenças envolve uma séria de fatores, entre eles a realização de exames para diagnóstico precoce e acompanhamento médico periódico. Abaixo as recomendações para realização de exames:

Papanicolau:
A recomendação é realizar anualmente o exame até que se obtenha dois resultados negativos, caso em que o período entre exames recomendado é de três anos. O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual. Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos.

Mamografia e exame clínico da mama:

• Mulheres de 40 a 49 anos devem fazer o exame clinico da mama anual,
e se forem encontradas alterações realizar a mamografia.

• Mulheres entre 50 a 69 anos devem fazer o exame clinico da mama anualmente
e a mamografia a cada dois anos.

• Mulheres com fatores de risco associados ao câncer de mama devem começar
a fazer a mamografia anualmente, a partir dos 35 anos de idade.

Prevenção das doenças do coração e dos vasos

Lembre-se que a doença cardiovascular é responsável por 30% da mortalidade feminina no mundo todo, daí ser extremamente necessária a consulta a um cardiologista se você estiver entrando ou já está na menopausa. Importante ver o seu risco cardiovascular, analisando o seu perfil lipídico( colesterol e triglicérides no sangue), glicemia ( diabetes), pressão arterial ( hipertensão arterial), obesidade, tabagismo. Além disso existem outros fatores a serem considerados como : depressão, ansiedade, estresse, uso de anticoncepcionais, sedentarismo e dieta não saudável.

Visite seu médico regularmente. Ele é o profissional mais indicado para acompanhar a sua saúde e pode estabelecer prazos diferentes para realização destes exames.

Maiores detalhes no meu livro : Um Coração de Mulher – Editora Canção Nova-

Este artigo foi escrito por Roque Marcos Savioli

Deixe seu comentário