Dicas de como usar e guardar os seus medicamentos

Dicas sobre a utilização e conservação dos medicamentos:

medicamentos-01

Utilizar ”porta comprimidos” pode ajudar a não esquecer os horários de tomar os medicamentos! Assim, você pode separar a quantidade para uma semana, mantendo sempre na embalagem original.

Observe sempre a data de validade dos medicamentos e NUNCA utilize medicamentos vencidos. Eles não farão o efeito desejado.

Nunca compre ou receba medicamentos amassados, rasgados, sem rótulo, com o nome apagado ou com o lacre aberto.

Informe sempre a equipe da saúde se tiver ALERGIAS.Carregue consigo a lista dos medicamentos que está tomando e sempre que sair de casa para um passeio, consulta médica ou viajar, leve os medicamentos consigo.

Não jogue medicamentos no lixo! Entregue em locais que realizam descarte seguro, como a Farmácia do Posto de Saúde, ou mesmo em qualquer drogaria, assim você contribui para a preservação da natureza.

EM CASO DE DÚVIDAS, PROCURE O FARMACÊUTICO, MÉDICO OU ENFERMEIRO!

Lembre-se sempre: Você é o grande responsável pelo seu tratamento e por essa razão é essencial conhecer a sua doença e realizar o uso correto dos medicamentos, para obter melhores resultados.

Fonte:Cipriano,Sonia Lucena et al : Recebi meus medicamentos e agora? – Guia de orientação sobre medicamentos, São Paulo, Secretaria da Saúde , 2014. HCFMUSP . Divisão de Farmácia. Cartilha “Saiba mais sobre seus medicamentos” São Paulo 2013.

Este artigo foi escrito por Roque Marcos Savioli

Deixe seu comentário