Dicas para quem vai iniciar uma atividade física

Quer começar a praticar atividades físicas e não sabe por onde começar? Confira: Dicas para quem vai iniciar uma atividade física

O exercício  pode superar  dietas de baixas calorias para aumentar os níveis do bom colesterol  (HDL), especialmente em mulheres. Em um estudo na Universidade de Stanford nos Estados Unidos , os níveis de HDL  em mulheres com uma dieta de baixa gordura caiu 7% ao longo de um ano. Mas , as mulheres que combinaram  dieta e exercício (caminhar ou correr 12 quilômetros por semana) aumentaram seus níveis de HDL, além de perder peso e reduzir os seus níveis de colesterol total e LDL( mau colesterol). Nos homens, uma dieta baixa em gorduras não alterou os níveis de HDL, mas a dieta mais exercício aumentou-os substancialmente.

Mesmo  que  você já tenha  uma doença cardíaca, pequenos aumentos na aptidão física podem fazer uma diferença significativa no risco cardiovascular. Mas, se você tem problemas de coração ou se você sentir dor no peito durante um treino, fale com o seu médico antes de iniciar ou continuar  qualquer tipo de atividade física. Você pode minimizar os riscos de uma  atividade física, iniciando gradualmente, evitando esforço excessivo, e procurando atendimento médico imediatamente se tiver dores no peito, cãibras nas pernas, falta de ar, palpitações, ou tonturas.  A avaliação de um médico é importante porque tais sintomas podem sugerir uma doença dos vasos do coração, pulmão, sistema nervoso, ou de sangue.

Quanto você deve fazer de exercício físico?

Dada a ampla gama de benefícios para a saúde associados à atividade física regular,  recomenda-se  pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) por semana de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos (1 hora e 15 minutos ) por  semana de atividade de intensidade vigorosa.

Antes de iniciar um atividade física , responda as questões abaixo:

  • O seu médico jamais sugeriu que você tem problemas cardíacos?
  • Você costuma ter dor em seu coração e no peito?
  • Você costuma sentir-se fraco ou ter crises de forte tontura ?
  • O seu médico já disse que sua pressão arterial estava muito alta?
  • O seu médico já lhe disse que você tem um problema ósseo ou articular, tais como artrite, que tem sido agravada pelo exercício ou pode ser agravada por ele?
  • Você tem mais de 65 anos e não está acostumado a exercícios vigorosos?
  • Existe uma boa razão , aqui não mencionada que você não deve se exercitar?

Se você respondeu “sim” a qualquer uma destas perguntas, consulte o seu médico antes do exercício. Ele ou ela irá tomar uma história médica, realizar um exame físico, e – se tiver mais de 35 anos de idade e for sedentário – pode sugerir um check-up cardiológico  prévio ao exercício para evitar complicações futuras.

Mais informações sobre este assunto, você encontra no meu livro “Um Coração Saudável”

Este artigo foi escrito por Roque Marcos Savioli

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