Exercícios físicos podem ajudar a melhorar o seu pensamento e memória em apenas seis meses.

 

Você provavelmente já sabe que a prática de exercícios físicos é necessária para preservar a força muscular, manter seu coração forte, manter um peso corporal saudável e evitar doenças crônicas como a diabetes. Mas essa prática também pode ajudar a aumentar suas habilidades de pensamento.

O exercício físico aumenta suas habilidades de memória e pensamento tanto direta como indiretamente. Ele atua diretamente sobre o corpo, estimulando mudanças fisiológicas, tais como reduções de resistência à insulina e inflamação, além de incentivar a produção de fatores de crescimento cerebrais , ou seja de substâncias químicas que promovem o crescimento de novos vasos sanguíneos no cérebro, e até mesmo a quantidade e sobrevivência das células cerebrais.

Ele também atua diretamente sobre o próprio cérebro. Muitos estudos têm sugerido que as partes do cérebro que controlam o pensamento e memória são maiores em volume em pessoas que se exercitam do que em pessoas que não o fazem. Ainda mais interessante é a constatação de que engajar-se em um programa de exercício físico regular de intensidade moderada ao longo de seis meses ou um ano está associada com um aumento no volume de regiões do cérebro selecionados.

O exercício também pode melhorar a memória , o humor e sono, e reduzindo o stress e ansiedade.

Dessa forma, recomenda a prática de exercícios físicos, como um hábito, quase como se fosse uma medicação prescrito, lembrando que os primeiros resultados aparecem a partir do sexto mês da prática regular da atividade física.

Começe agora, uma caminhada diária com passos rápidos ( passos de chuva) durante 210 minutos por semana já será suficiente para melhorar sua capacidade cognitiva.

Fonte ;www.health.harvard.edu/…/exercisecanboost-your-memory-and-thinking- skills

Este artigo foi escrito por Roque Marcos Savioli

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